quinta-feira, 28 de março de 2013

FELIZ PÁSCOA ...


Páscoa, bonita efeméride muito popular entre nós brasileiros, mas que poucos conhecem o significado. A forte apelação do comércio, como em todas as outras comemorações, fazem as pessoas focarem mais o menos importante que são os presentes, os almoços e as festas, deixando distante o real valor do dia, esquecendo-se do seu sagrado significado. Não é raro pessoas entendendo que Páscoa se resuma aos ovos de chocolate, e que o coelhinho é o Papai Noel da Páscoa. 

A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII e está simbolicamente relacionada a esta comemoração porque este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias) também estão neste contexto da fertilidade e da vida.


A Páscoa que se comemora neste dia 31/03/2013 é a Páscoa cristã, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados depois de sua crucificação.  É o dia santo mais importante da religião cristã. Portanto, a Páscoa cristã comemora o sacrifício e a ressurreição de Jesus Cristo... Jesus, o Cordeiro pascal. Para os cristãos, Ele  propiciou a LIBERDADE através de Seu sangue e da Sua vitória na cruz. 

A comemoração da LIBERDADE é o maior significado da Páscoa cristã! Esse é um valor a ser lembrado todos os dias e não somente nessa data!

A origem mais remota do termo "Páscoa" vem dos hebreus, com o termo "Pesach", com o significado de passagem. A Páscoa dos judeus foi comemorada nesta mesma semana, seu significado é parecido ao da religião cristã, mas por motivos diferentes no judaísmo.

Entre os judeus, esta data marca o êxodo dos hebreus do Egito, por volta de 1250 a.C, saindo da prisão e escravidão dos faraós; esta história está no velho testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem o "matzá" que é um pão sem fermento para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão. Como disse, o significado é parecido ao dado pelos cristãos, pois aqui também se comemora a LIBERDADE, mas do povo hebreu.

Sejam cristãos, judeus, muçulmanos, adeptos das afro-religiões, do hermetismo, das religiões pagãs, seja qual for a crença, celebrem a Páscoa! Os chocolates, as festas, e o feriado têm o seu lugar, mas não deixem que tomem o lugar do verdadeiro propósito da comemoração! 

Como maçons, reverenciamos este que nos é um dia muito especial, pois além do significado que cada irmão lhe dá nas suas diferentes crenças, a todos nós é especialmente importante por ser o dia de comemoração da LIBERDADE, um dos três princípios sagrados que estruturam nossa moral maçônica. Feliz Páscoa a todos irmãos e familiares!

Ir. Antonio Carlos de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário