quinta-feira, 28 de março de 2013

FELIZ PÁSCOA ...


Páscoa, bonita efeméride muito popular entre nós brasileiros, mas que poucos conhecem o significado. A forte apelação do comércio, como em todas as outras comemorações, fazem as pessoas focarem mais o menos importante que são os presentes, os almoços e as festas, deixando distante o real valor do dia, esquecendo-se do seu sagrado significado. Não é raro pessoas entendendo que Páscoa se resuma aos ovos de chocolate, e que o coelhinho é o Papai Noel da Páscoa. 

A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII e está simbolicamente relacionada a esta comemoração porque este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias) também estão neste contexto da fertilidade e da vida.


A Páscoa que se comemora neste dia 31/03/2013 é a Páscoa cristã, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados depois de sua crucificação.  É o dia santo mais importante da religião cristã. Portanto, a Páscoa cristã comemora o sacrifício e a ressurreição de Jesus Cristo... Jesus, o Cordeiro pascal. Para os cristãos, Ele  propiciou a LIBERDADE através de Seu sangue e da Sua vitória na cruz. 

A comemoração da LIBERDADE é o maior significado da Páscoa cristã! Esse é um valor a ser lembrado todos os dias e não somente nessa data!

A origem mais remota do termo "Páscoa" vem dos hebreus, com o termo "Pesach", com o significado de passagem. A Páscoa dos judeus foi comemorada nesta mesma semana, seu significado é parecido ao da religião cristã, mas por motivos diferentes no judaísmo.

Entre os judeus, esta data marca o êxodo dos hebreus do Egito, por volta de 1250 a.C, saindo da prisão e escravidão dos faraós; esta história está no velho testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem o "matzá" que é um pão sem fermento para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão. Como disse, o significado é parecido ao dado pelos cristãos, pois aqui também se comemora a LIBERDADE, mas do povo hebreu.

Sejam cristãos, judeus, muçulmanos, adeptos das afro-religiões, do hermetismo, das religiões pagãs, seja qual for a crença, celebrem a Páscoa! Os chocolates, as festas, e o feriado têm o seu lugar, mas não deixem que tomem o lugar do verdadeiro propósito da comemoração! 

Como maçons, reverenciamos este que nos é um dia muito especial, pois além do significado que cada irmão lhe dá nas suas diferentes crenças, a todos nós é especialmente importante por ser o dia de comemoração da LIBERDADE, um dos três princípios sagrados que estruturam nossa moral maçônica. Feliz Páscoa a todos irmãos e familiares!

Ir. Antonio Carlos de Souza

quarta-feira, 27 de março de 2013

2º PRONUNCIAMENTO


"Nosso Egrégio Tribunal Eleitoral Maçônico age com serenidade no seu ofício constitucional. Homens experimentados nos tribunais da vida profana, nos nobres exercícios da magistratura, da promotoria e da advocacia, não se intimidaram ante atitudes arbitrárias enfrentadas na recente assembleia de Araraquara. Nosso Ir. Eurípede, apesar do constrangimento sofrido, não se constrangeu, engano nosso, simplesmente se resignou, e como pessoa de moral superior, dá no tempo certo sua resposta, a definitiva e imutável decisão do Tribunal Eleitoral Maçônico que preside: Que apenas duas chapas concorrem na eleição de 08/05/2013 - a Chapa Renovação, Experiência e Conhecimento e a Chapa Romã, estando em condições regulares para a próxima eleição os candidatos Ir. Antonio Carlos de Souza e Ir. José Renato dos Santos. 

O que fica registrado é que podemos confiar em nossos tribunais, que eles continuam sendo portos seguros contra a iniquidade, que está assegurada a ordem jurídica  e está garantida a perenidade de nossa instituição. Estamos satisfeitos com a consolidação de independência do judiciário que tem ministros que são maçons de verdade, irmãos focados, íntegros e preparados  para responder com justiça às demandas que lhes confiamos.

Temos de nos espelhar nesse judiciário forte e independente para fazer do poder executivo algo tão bom como nossos três tribunais, e ir além, fortalecer também nosso legislativo na figura dos Veneráveis Mestres nas assembleias legislativas, aumentando  a atuação das Lojas de legislar, pouco expressiva hoje, mas que terá de mudar se quisermos mais participação de todos, mais projetos, e mais democracia. Com lojas exercendo fielmente seu papel legislativo, garantiremos sempre a menor intervenção do executivo, mais equilíbrio e atuação dos três poderes.

 Há um rearranjo perigoso quando um dos poderes se contrai... os outros podem ocupar indevidamente mais espaço!"

Ir. Antonio Carlos de Souza

terça-feira, 26 de março de 2013

APENAS DUAS CHAPAS NA UNIVEN

Reunião da UNIVEN 23/03/2013 - no Palácio Maçônico de Santos

AS REUNIÕES DA UNIVEN SEMPRE SÃO DEDICADAS AOS ASSUNTOS DAS LOJAS, AOS INTERESSES DA COMUNIDADE MAÇÔNICA DA BAIXADA SANTISTA, E ASSUNTOS PERTINENTES À ADMINISTRAÇÃO DA GRANDE LOJA. 


NESTA EDIÇÃO, COM A PRESENÇA DE 129 IRMÃOS, REGISTRA-SE A PALESTRA DO IRMÃO ROGÉRIO DE ARAUJO RAMOS, MEMBRO DA ARLS MARTIM AFONSO SAMARITÁ, SARGENTO PM BOMBEIRO, INTEGRANTE DA BRIGADA DE INCÊNDIO DE SANTOS, QUE TROUXE IMPORTANTES ORIENTAÇÕES E ALERTAS A RESPEITO DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS NAS EDIFICAÇÕES EM GERAL, ESPECIALMENTE NOS PRÉDIOS COMERCIAIS E RESIDENCIAIS MAIS ALTOS RECENTEMENTE CONSTRUÍDOS. O ASSUNTO EXPOSTO DE FORMA DIDÁTICA E DINÂMICA,  DESPERTOU MUITO INTERESSE EM FACE DA VERTICALIZAÇÃO ACELERADA QUE TEM OCORRIDO NAS CIDADES DA BAIXADA SANTISTA, ESPECIALMENTE NA CIDADE DE SANTOS COM A APROXIMAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL E DA MODERNIZAÇÃO DO PORTO DE SANTOS.

DENTRE OUTROS ASSUNTOS IMPORTANTES NA PAUTA, DESTACA-SE A PRESENÇA DOS INTEGRANTES DAS DUAS CHAPAS CONCORRENTES À ADMINISTRAÇÃO DA GLESP NA ELEIÇÃO DE 08/05/2013: A CHAPA ENCABEÇADA PELO IRMÃO ANTONIO CARLOS DE SOUZA (BACALHAU) - CHAPA RENOVAÇÃO, EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO, E A CHAPA ENCABEÇADA PELO IRMÃO JOSÉ RENATO DOS SANTOS - CHAPA ROMÃ

PRONUNCIAMENTO DO CANDIDATO IR. ANTONIO CARLOS DE SOUZA

PRONUNCIAMENTO DO CANDIDATO IR. JOSÉ RENATO DOS SANTOS


AMBOS CANDIDATOS FORAM RECEBIDOS COM MUITA AMIZADE POR TODOS, E EM AMBIENTE DE CORDIALIDADE E HARMONIA APRESENTARAM SUAS PROPOSTAS PARA A CONDUÇÃO DA GLESP NA PRÓXIMA GESTÃO. MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO OCORRE QUANDO O IRMÃO JOSÉ RENATO PEDE PARA "QUE PELO MENOS ALGUNS DA AUDIÊNCIA VOTASSEM NA SUA CHAPA". ESSA BRINCADEIRA FOI RECEBIDA SIMPATICAMENTE POR TODOS, E ISSO SE DEU PORQUE É PATENTE O APOIO MACIÇO NA BAIXADA SANTISTA PARA A CHAPA DO IR. ANTONIO CARLOS DE SOUZA.

"IRMÃOS ADVERSÁRIOS COM PROPOSTAS DIFERENTES E PENSAMENTOS DISTINTOS SE RESPEITAM E CONVIVEM COMO AMIGOS, NÃO COMO INIMIGOS. JUNTOS AQUI EM SANTOS, DAMOS EXEMPLO DE QUE PODEMOS TEMPORARIAMENTE ESTAR DE LADOS DIFERENTES, MAS SOMOS AMIGOS, IRMÃOS DE VERDADE, E ESTAMOS NO FINAL DO MESMO LADO, O LADO DA GLESP, DO LADO DE TODOS. SEJA QUEM FOR QUE GANHE A ELEIÇÃO, SABEMOS QUE UM PODE CONTAR COM O OUTRO, QUE ESTAREMOS JUNTOS TRABALHANDO COM AS FILOSOFIAS DAS DUAS CHAPAS, COM RENOVAÇÃO,  EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO, PORQUE NÓS DOIS QUEREMOS RENOVAR, TEMOS EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO DO QUE É NECESSÁRIO MELHORAR, E EM HARMONIA TRABALHAREMOS UNIDOS DEPOIS DO PLEITO COMO NOS ENSINA A SIMBOLOGIA DA ROMÃ" - Palavras do Irmão Antonio Carlos de Souza. 





Ir. Valmir Pacheco & Ir. Willian de Almeida Ferreira (Presidente da Univen)
(da esquerda para a direita)
NO FAUSTO ÁGAPE, DELICIOSA FEIJOADA COM ACOMPANHAMENTOS E COM MUITA CERVEJA, TODOS SE CONFRATERNIZARAM E PUSERAM OS ASSUNTOS EM DIA! APESAR DE CONVIDADOS E ESPERADOS, NÃO TIVEMOS A PRESENÇA DOS IRMÃOS INTEGRANTES DA CHAPA DO IRMÃO RONALDO, NEM REPRESENTANTES OU SIMPATIZANTES. NÃO REGISTRAMOS NENHUMA PRANCHA COM O MOTIVO DA AUSÊNCIA.

domingo, 24 de março de 2013

DEPOIMENTO


Saudações Fraternais 

Como vocês sabem  para as eleições de 2013 foram inscritas 3 (três) chapas:
- Ronaldo Fernandes - Candidato do atual G M Francisco;
- Antonio Carlos de Souza (apelido - Bacalhau de Santos) e que foi o G M Adjunto atual;
- José Renato dos Santos - Past G M Adjunto


Vale lembrar que ainda em 2012, por convite do Ir Antonio Carlos ao Ir. 
Sérgio Martins, que aceitou ser seu Adjunto, havia a intenção dessa
parceria para se processar uma Grande Mudança nos rumos da Grande 
Loja. 
A parceria, no fim acabou não se concretizando. 
No entanto, Os propósitos (ver programa) continuam de pé com a vinda 
do Ir Juca Castro (Mirassol) para o cargo de G M Adjunto e outros valorosos 
IIr. completam a chapa do Ir Antonio Carlos. 



Um outro ponto a mencionar é que o Ir Ronaldo vem falando que como e
mpresário (está de mudança para uma empresa maior em Suzano) e não 
vai poder se dedicar à GLESP como o faz o atual G M Francisco Gomes
...



Na última Assembléia em Araraquara de 16 Março - estava na pauta a fala do Presidente do TEM - Trib. Eleitoral Maç. o que não ocorreu, 
pois o Gr Orador Adjunto (como AD HOC - o Gr Orador se ausentou) 
pediu a palavra "pela ordem" e recomendou que o TEM não se 
pronunciasse, em face da ausência do Grande Orador (?) e o G M Francisco 
Gomes disse que estava lá para respeitar a Legislação  e  encerrou o 
assunto sem permitir a fala do Presidente do Trib. Eleitoral ...



ET: Soubemos que o TEM se reuniu na semana, antes da Assembléia, e 
constatou que o Candidato Ronaldo não se desincompatibilizou do cargo 

de DEL REG - 2.a Região, antes de inscrever sua chapa e, assim, não 
atendeu aos Requisitos da Legislação, e portanto o TEM não homologou 
essa Chapa ...



Agora, mais do que nunca, tomo a liberdade de recomendar aos queridos 
IIr que nos alinhemos de corpo e alma ao Ir Antonio Carlos, exigindo 
Respeito á Legislação e que se realizem as Eleições de forma 
democrática e ainda na esperança de termos sucesso parra enfim MUDAR a 
nossa GLESP !!!


Chega de Reeleição ...


TFA
Ir.´. Lucas

quarta-feira, 20 de março de 2013

PRONUNCIAMENTO DO IR. ANTONIO CARLOS DE SOUZA


"Acredito que a justiça maçônica prevalecerá, porque acredito que a Instituição sempre pôde corrigir eventuais deslizes praticados de irmãos contra irmãos, estejam esses revestidos ou não de algum poder dentro da instituição, porque mesmo quando estavam, a justiça sempre prevaleceu. 

Foi muito triste assistir aos descabidos eventos da última assembléia, nenhum exemplo a ser seguido, pelo contrário, vimos nosso querido irmão Eurípede Vital Junqueira, presidente do egrégio tribunal eleitoral, passar por  uma situação impensável perante toda assembleia, um constrangimento que passou quando tentou exercer suas funções dentro do seu direito, dentro das leis e das regras que o próprio irmão representa e defende. Não é aceitável o sucedido entre pessoas estranhas, imagine entre nós, que vivemos em uma instituição fraterna. 

Não é cabível práticas de força injustificáveis entre nós, especialmente numa assembleia entre irmãos, que é na verdade um encontro festivo onde juntos construímos melhores caminhos para nossa instituição, onde revemos nossos amigos de longe, onde fazemos justas homenagens aos irmãos que estão no Or.'. Eterno, onde podemos ter alegres conversas e boas notícias como as dos títulos dos irmãos "provectos" e os "eméritos", e que se não fossem os "desmancham prazeres", culminaria com a festa da democracia da GLESP, com a apresentação das chapas que disputam as eleições em maio próximo.

Muitos se sentiram frustrados com o impedimento da apresentação das chapas, porque ficou para alguns a impressão de que calaram nosso irmão Eurípede e que obstruíram o Tribunal Eleitoral. Negativo, nada muda a situação das chapas inscritas, suas regularidades e seus componentes. O Irmão Eurípede simplesmente cumpria o protocolo de dar conhecimento oficial às jurisdições à respeito das chapas que estavam em condições de ir às eleições.  E é isso, apenas dar notícia, nada mais: a assembléia não vota o parecer do Tribunal Eleitoral.  Agora a notícia pode ser dada por outro meio qualquer!

O Grande Orador Adjunto se apoia em argumentos que não se sustentam, pois não está em voga análise de processos judiciais no tribunal eleitoral, e a decisão do processo eleitoral ocorreu em reunião normal, às claras, nada do que alegam de reuniões secretas com exclusão de irmãos; estamos em período eleitoral e em processo de validação das chapas, onde o tribunal exerce atividade ininterrupta, sempre a postos para reuniões e decisões. É prescindível a participação do Grande Orador Adjunto nesse processo, apesar de ter cadeira nata e não precisar de convite ou convocação, pois trata-se de processos eleitorais e sua ação restringe-se a processos judiciais naquele foro. 

Me envergonha o que assisti na última assembléia. Se aceitarmos inversões dessa natureza em nosso meio, então não restará mais respeito por quaisquer tribunais, nem por quaisquer cargos da administração e teremos a desordem jurídica na instituição. Mas há muitos irmãos que zelam pela prática dos bons costumes entre nós.

A justiça maçônica é muito maior do que a atitude unilateral de apenas um seu representante, e a GLESP é muito maior do que  seus dirigentes... todos passam, a instituição fica. 

Nas últimas eleições em 2010, fui eleito para o cargo de Grão-Mestre Adjunto, função que muito me honrou e onde pude atuar com muitos irmãos valorosos nos trabalhos do Venerável Colégio, nas Assembleias Legislativas e na administração da Beneficência Maçônica, presidindo equipes responsáveis por demandas críticas de alta relevância... éramos um time de preparados e determinados para sempre dar o melhor, e o fizemos.

Minhas atividades não se entrecruzavam com as do Grão-Mestre, ele tinha as suas funções e eu as minhas, e não cabe ao Grão-Mestre Adjunto dar diretrizes à administração da Potência, nem implementar projetos executivos ou gestão da organização porque não é função do vice-dirigente. O comando institucional só recai nas mãos do vice na ausência, nos impedimentos do mandatário de ofício, e mesmo assim só para assuntos triviais emergenciais do dia a dia, nada para o exercício de fato da governança; e isso nunca ocorreu. 

Descompatibilizei-me do cargo para concorrer às eleições ao cargo de Grão-Mestre em maio próximo porque conheço a estrutura administrativa da nossa entidade, tenho experiência e vontade de fazer diferente do que vi e não pude opinar, nem tampouco interferir... por isso sou oposição! Acredito que a competência  da gestão de uma Potência Maçônica tenha mais a ver com a construção de fortes laços de amizade que nos ligam como verdadeiros irmãos do que a construção fria de prédios e equipamentos patrimoniais. Temos sim que crescer fisicamente, mas precisamos muito mais de crescimento espiritual e fraternal entre nós. Não podemos concordar com o rumo dado às coisas!

Não tenho o apoio da atual administração porque sempre fomos diferentes, porque sempre pensamos diferente e sempre entendemos que comando é "mando com todos"; sempre acreditamos que a sincera amizade entre nós é o melhor meio de caminharmos em paz e harmonia, dentro dos princípios de respeito e de amor fraternal, nosso maior tesouro! 

É preciso resgatar a serenidade, o equilíbrio e a isenção nas ações exaradas entre nós, dentro de Lojas e na Potência, entre os que  representam nossa entidade, pois só assim estaremos nos pautando nos valores de igualdade, liberdade e fraternidade!"

Ir. Antonio Carlos de Souza

sábado, 16 de março de 2013

APOIO EM RIO PRETO


O Past Grão-Mestre adjunto Ir. Antonio Carlos de Souza esteve presente  em reunião na Loja Aprendizes do III Milênio na cidade de São José do Rio Preto no dia 06/03/13. Recebeu forte apoio à sua candidatura para Grão-Mestre, e sentiu-se muito acolhido por todos os irmãos do quadro.

É consenso entre os obreiros de que é chegado o momento de novos paradigmas, de novas ideias para a maçonaria que se pratica dentro da Obediência, com mais intervenção na política social de nossas cidades, estado e da nação brasileira. 

" Concordamos com a necessidade de mudanças para novos rumos, pensando em termos de Brasil, pois já fomos considerados a locomotiva da maçonaria brasileira junto à CMSB, para uma participação no mínimo modesta, coadjuvante. Vamos fortalecer as Lojas porque só assim a Potência será forte, pois a GLESP somos todos nós!" - palavras do Ir. Antonio Carlos de Souza.

sexta-feira, 15 de março de 2013

MAÇONS MOTOCICLISTAS


"A vida não se resume só em trabalho, e responsabilidade não existe só na vida laborativa... há muito mais de ação humanista onde aparentemente o foco é só lazer. É o caso dessas pessoas que assistimos em vídeo, que fazem parte de duas associações de irmãos que têm em comum a paixão pelas motocicletas e pela vida associativa em torno delas. 

Falamos dos moto clubes "Bodes do Asfalto" e "Pelicanos do Asfalto", dois grupos que congregam Irmãos e suas famílias, todos motociclistas, movidos por gasolina e amor à aventura, com união fraterna cheia de harmonia, amizade e solidariedade, exemplo de tudo que precisamos em nossas vidas maçônicas.

As expedições dos "bodes" e dos "pelicanos" vão muito além das jornadas pelo asfalto, mobilizam-se com suas motocicletas também pelos caminhos do trabalho solidário em diversas iniciativas filantrópicas que fazem a diferença para muita gente necessitada.

Contamos com o apoio e amizade desses queridos irmãos, que inclusive homenageamos nesse vídeo animado com um motivador "jingle", mas contamos especialmente é com o trabalho desses irmãos para concretizar muita ação social que haveremos juntos de implementar na GLESP."

Ir. Antonio Carlos de Souza - (bacalhau)

quinta-feira, 14 de março de 2013

COMUNICADO


Nota de falecimento

Queridos Irmãos

Comunicamos com muito pesar o falecimento de nossa sobrinha Aline Thomé Castro, filha do nosso Irmão João Castro Junior, em acidente automobilístico ocorrido dia 13 de Março por volta das 10:00hs da manhã, na região de Parapuã. Foi feito o translado do corpo para a cidade de Mirassol e está sendo velado no velório municipal. 

Muita luz no Oriente Eterno na jornada de nossa querida sobrinha, que a família de nosso Irmão encontre o equilíbrio perdido, e que o amor entre os que permanecem seja elo forte de motivação a continuar a vida. Nossos sinceros sentimentos!

Ir. Antonio Carlos de Souza

sexta-feira, 8 de março de 2013

APOIO EM BARRETOS!


Visita no dia 02/03/2013 à ARLS Renovadora Nº 68  de Barretos, com a presença do V.'.M.'. e outros IIrr.'. da ARLS União Barretense.

O Ir. Anésio, da ARLS Carlos Reis nº 29 de Catanduva, declara apoio incondicional à candidatura a Grão-Mestre do Ir. Antonio Carlos de Souza, faz homenagem aos IIr. do Or. de Barretos em nome da chapa RENOVAÇÃO, EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO, e prega a união de todo o interior em torno da renovação. 

Com grande entusiasmos e atenção os IIR. daquele Oriente empenharam apoio total ao Ir. Bacalhau, e muitos reforçaram as palavras do Ir. Anésio dizendo "que as organizações só têm a ganhar com a oxigenação institucional que se promove nas eleições. Falaram que mudanças são importantes porque amigos de amigos nas sucessões de cargos de comando só pode facilitar o encobertamento de más práticas, se houveram. As mudanças, alternâncias de grupos  deveriam ser a prática, pois que evitam que sentimentos de amizade impeçam a boa prática de auditorar tecnicamente e integralmente todas as gestões." São cada vez mais  Lojas que estão com a chapa RENOVAÇÃO, EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO..

quinta-feira, 7 de março de 2013

ACOLHIDA E ENTUSIASMO EM NOVO HORIZONTE


O Past Grão-Mestre Adjunto Irmão Antonio Carlos de Souza,  é recebido com carinho e muito entusiasmo pelos Irmãos da cidade Novo Horizonte no dia 05/03/2013, em reunião conjunta das Lojas Jose Willibaldo de Freitas e Verdadeira Fraternidade. Numa verdadeira festa de fraternidade, o evento programado para recepcionar  a visita do Irmão Antonio Carlos e sua comitiva, teve momentos de explanação das suas propostas, que foram debatidas com muita participação e efusivamente aplaudidas por todos.  As palavras  da campanha eleitoral foram motivadoras e despertaram o interesse de vários irmãos para se integrarem aos trabalhos da próxima gestão já em agosto de 2013. 

"Todos os membros  e todas Lojas afiliadas à GLESP passarão a ser lembrados e acionados o tempo todo pelo palácio maçônico. Na sala de reunião do gabinete do GM colocaremos um mapa do Estado de São Paulo sinalizando  todos os distritos e regiões maçônicas da GLESP, mapa que será o norteador diário de despachos de ações e projetos em toda a jurisdição. Com um membro de cada distrito num conselho permanente de trabalho que criaremos, agindo em função desse mapa estratégico, vamos tornar a GLESP presente de fato em todos os cantos de nosso estado". - palavras de Antonio Carlos de Souza, candidato a Grão-Mestre pela chapa RENOVAÇÃO, EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO.

terça-feira, 5 de março de 2013

LOJA SETE DE SETEMBRO nº 45... APOIA O IR. ANTONIO CARLOS


 



O Irmão Antonio Carlos de Souza (Bacalhau) recebeu grande manifestação de carinho de todos os Irmãos ao visitar a Loja Sete de Setembro nº 45, reunida em Cerimônia Magna de Exaltação, ocorrida no dia 04 de Março de 2013.

Após a sessão foi servida uma deliciosa  bacalhoada, regada a bom vinho, em homenagem ao Irmão Bacalhau. Vários irmãos fizeram questão de empenhar seu apoio  ao Irmão Antonio Carlos na sua candidatura ao cargo de Grão Mestre na próxima gestão da GLESP.
"Meus Irmãos, quanto mais ando pela jurisdição, mais me entusiasmo com o carinho com que sou recebido, e mais me animo nessa empreitada que me lancei, de ser o próximo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica de São Paulo, porque além da receptividade a mim e aos irmãos da nossa chapa, sinto como estamos bem de Irmãos valorosos em todos os distritos, verdadeira legião de massa crítica que têm muito a contribuir para a GLESP ser melhor e mais atuante na sociedade. Se muitos até hoje ainda não foram aproveitados como se deve, podem esperar, vou contar com todos vocês, e desde agora já se sintam convocados ao trabalho! Vamos fazer da nossa potência uma entidade mais participativa e mais inclusiva, onde todas as Lojas e todos irmãos tenham um papel importante a exercer... e podem contar que vou buscar as cabeças pensantes e os braços fortes que sempre nos recebem em abraços fraternais para laborar juntos com a nossa administração!" - palavras do Ir. Antonio Carlos de Souza. candidato a Grão-Mestre pela chapa RENOVAÇÃO, EXPERIÊNCIA e CONHECIMENTO

domingo, 3 de março de 2013

"FEIJOADA COM BACALHAU!" no Complexo de Lojas em Interlagos.



Fantástico, é o que traduz o engajamento dos Irmãos das 12 lojas (8 Simbólicas e 4 Filosóficas) do complexo SOBEI ( Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos) em apoio à Chapa RENOVAÇÃO, EXPERIÊNCIA e CONHECIMENTO dos Irmãos Antonio Carlos (Bacalhau) e Juca Castro para futura gestão da GLESP.

Foi no último dia 02 de Março de 2013, sábado, quando os irmãos das Lojas que integram o Complexo da SOBEI, organizaram um belíssimo almoço para comemorar o  apoio  à chapa encabeçada pelo Ir. Antonio Carlos para as próximas eleições da GLESP.  Para consolidar o apoio, os irmãos organizadores do evento resolveram dar o nome de "Feijoada com Bacalhau", ao encontro.  

Foi um almoço explêndido, não só pela excelência da feijoada preparada, mas especialmente pela amizade, harmonia e pelo espírito de união de todos em torno do projeto comum que é a busca de renovação da GLESP para atender mais às expectativas dos irmãos de todo o estado.

Após visita pelo Complexo SOBEI, onde foram apresentados vários projetos sociais (Centro de Educação Infantil, Projeto Profissionalizante, Projeto Núcleo de Convivência para idosos, Projeto Telecentro, Projeto Mãos que Tecem  e Academia Sobei), todos administrados e desenvolvidos pelos Irmãos da Lojas do Complexo, vários pronunciamentos acalorados prenderam a atenção de todos, e emocionaram, porque falaram de aspirações de conquistas para a GLESP já pleiteadas, um sonho de muitos e que até agora não viram progredir.



Dentre os irmãos  que se manifestaram, destacamos os Irmãos Luiz Baldo, João Goulart, Murilo Marçal, Caio Cesar, todos entusiasmados com a possibilidade de ver alguém simples, acessível e realmente com vontade de mudanças, de renovação. Todos os presentes aplaudiram efusivamente as palavras de incentivo e de apoio.  Palavras de ordem foram tornar nossa Potência politicamente mais forte e mais atuante nas demandas sociais.


"Desejamos a união verdadeira e operante, lojas unidas em prol da ajuda dos seus objetivos e de um objetivo maior para todas, capitaneadas por uma administração da GLESP mais atuante, protagonista de vários projetos simples, baratos e abrangentes para  TODAS AS LOJAS E PARA TODOS OS IRMÃOS. Procuraremos tranformar as propostas necessárias e viáveis em projetos, os projetos aprovados em ações, em trabalho que signifique mudanças para melhor para todos. Dessa forma haverá união verdadeira de todos em torno da Potência para que essa seja de fato poderosa e realizadora!" - palavras do Ir. Antonio Carlos de Souza, candidato a Grão-Mestre pela chapa RENOVAÇÃO, EXPERIÊNCIA e CONHECIMENTO

sábado, 2 de março de 2013

Festa de Posse dos Corpos Filosóficos


Festa de Posse dos Corpos dos Graus  Filosóficos da 5ª Inspetoria Litúrgica do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito  da Maçonaria  para a Republica Federativa do Brasil, realizada em 01 de Maço de 2013 na Grande Benemérita Loja José Bonifacio nº 20 . Muitos irmãos vindos do litoral sul e do litoral norte (de Itariri até Ubatuba) estiveram presentes para prestigiar os novos Presidentes dos Corpos.

Com a presença sempre atuante do Irmão Antonio Carlos de Souza (Bacalhau), vários irmãos fizeram questão de registrar  o apoio incondicional à Chapa RENOVAÇÃO, EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO para futura gestão da GLESP.


Muita alegria, muita descontração  e muita animação embalaram  o  saboroso coquetel  que todos os irmãos saborearam.




Apesar de se tratar de evento dos corpos filosóficos, donde inclusive o Ir. Antonio Carlos faz parte como membro ativo, o apoio à sua candidatura ao Grão Mestrado da GLESP foi unânime, e foi externado por todos. Realmente, depois dessa cerimônia, pode-se dizer que a grande, que a imensa maioria apoia nosso irmão Antonio Carlos (bacalhau) para dirigir a GLESP nos próximos três anos à frente da GLESP.

"Meus Irmãos: Pedem para que eu fale  nesse momento tão importante para cada um de  vocês, e falo para vocês como novos     dirigentes que assumem  seus postos, seus mandatos frente à suas Lojas nos graus filosóficos,  e que todos sabemos,  é  um encargo de muita responsablidade pois vocês serão responsáveis pela sobrevivência e longevidade de suas oficinas, mas não só isso,  vocês serão os principais artífices para que os valores de nossa filosofia seja de fato incorporada por cada irmão que se filiar e que evoluir dentro de suas Lojas. Vejo a responsabilidade de cada um se somando ao todo de nossa Ordem, pois ela é construída com o esforço, o amor e a sinceridade de cada um. Bom frutos para suas gestões, meus irmãos!!!"

Antonio Carlos de Souza (bacalhau)