quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

FESTA NA LOJA DUQUE DE CAXIAS Nº 70

Belíssima festa de 64º aniversário  da Grande Benemérita Loja Duque de Caxias nº 70, organizada por seu Venerável Mestre  Hermínio Antunes e sua administração ocorrida dia 26 de fevereiro de 2013. Muitos Irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados tiveram a oportunidade de apreciar um excelente trabalho feito pelo Irmão Luiz Fernandes sobre a importante história da loja, sua tradição e o desenvolvimento de seus projetos sociais em prol da comunidade vicentina.

Um momento de grande emoção, quando a pedido dos irmãos da loja, nosso Irmão Antonio Carlos (bacalhau) prestou homenagem  ao Irmão Tito Freire (Ex-delegado, recentemente exonerado do cargo), entregando-lhe um mimo.


Visivelmente emocionado e embargando a voz, entre algumas palavras, nosso Irmão Tito Freire afirmou que a Loja Duque de Caxias era sua segunda Casa, que tem muito amor e carinho pelo loja, quando foi aplaudido de pé por vários minutos.


Ao final, os Irmãos e convidados desfrutaram de um gostoso coquetel e um delicioso jantar. Muitos irmãos de diversas lojas da baixada santista vieram prestigiar o evento, e vários irmãos fizeram questão, durante o jantar, de expressar o apoio de suas lojas à candidatura do nosso Irmão Antonio Carlos nas próximas eleições da GLESP. Assistir a todo esse apoio e carinho ao querido Ir. "Bacalhau", emociona e entusiasma cada vez mais a todos que estão envolvidos nessa campanha que tem tudo para ser vitoriosa.
                                                    

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

BACALHAU: APOIO EXPRESSIVO DA BAIXADA SANTISTA !


"O Churrasco com Bacalhau" aconteceu domingo, dia 24 de fevereiro de 2013 com aproximadamente 200 irmãos que vieram representar todas as lojas da baixada santista.
 





























                                                                                                                                                                                                                                                                                           
                                                                                                                                             

Os IIrr. ficaram entusiasmados com os pronunciamentos do Ir. Antonio Carlos (bacalhau) - candidato a Grão-Mestre, do Ir. José Antonio - candidato a IIº Grande Vigilante e do Ir. Luiz Baldo - candidato a Grande Tesoureiro Adjunto. Eles falaram com paixão sobre seus projetos para a GLESP  para a próxima gestão, fazendo com que todos  presentes se emocionassem muito com suas palavras...  foram aplaudidos efusivamente por vários minutos! Registramos também a presença de vários Irmãos vindos da cidade de São Paulo e do ABCD.

Em clima de festa, com muitos amigos se reencontrando, todos os presentes, com entusiasmo e alegria, manifestaram apoio e confiança à Chapa de Antonio Carlos (bacalhau)/Juca Castro.







"É essa fraternidade que  vemos aqui que desejamos ver entre todas as lojas da GLESP, essa união que vivenciamos neste encontro é a mesma que vamos  implementar na nossa administração da GLESP, é  essa verdadeira amizade que sempre esperamos que a administração da GLESP tratasse a todos irmãos, e é o que faremos se eleitos, pois nunca vamos tratar irmãos como "correlegionários". Não pretendemos reeleição, desejamos melhorar a GLESP para todas as lojas e para nossos sucessores, desejamos uma GRANDE LOJA COM AMIZADE E UNIÃO, é disso que estamos falando, é isso que desejamos mudar na nossa Obediência para sempre!"  

Antonio Carlos de Souza (bacalhau)



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MANIFESTAÇÃO DE REPÚDIO NA UNIVEN


Fonte: Texto lido na reunião da UNIVEN em Bertioga, em 24/02/2013


"Meus Irmãos
Mais uma vez venho neste fórum  que é a casa do mestre instalado da baixada santista, me lamuriar por mais um golpe que nos desfecharam, de mais uma desfeita, de mais uma ofensa à nossa dignidade. Sentimo-nos ofendidos.
Não bastasse o desapoio da nossa atual administração da GLESP, ao nosso irmão Antonio Carlos de Souza, não impediram a difamação, não verificaram a veracidade dos fatos que lhes foram atribuídos, para que se resolvesse de maneira lhana (sincera), frente a frente, como os homens de bons costumes fazem, mas pelo contrário, deixaram que a pecha se espalhasse pelo Estado, e agora, tal qual as penas do travesseiro soltas ao vento, fica difícil desconstruir a infâmia. Isso é próprio de quem não tem armas à altura para o duelo. Irmãos de outras paragens nos falam o que se espalha por aí, e muitos incautos crendo que estão falando com maçons sinceros, acreditam nas palavras que destroem a honradez. É lamentável essa "baixaria".
Se todas essas coisas não bastassem, vem o ato retalhador, demonstração de força, atitude na esperança de que novos agraciados com os "fitões" dos antigos, consigam angariar votos para o novo escolhido da administração nas eleições.
A atitude apesar de legal, vem recoberta de deslealdades desde o início, com a candidatura do irmão Ronaldo Fernandes, que, diga-se de passagem, não o conhecemos e, portanto, nada falaremos dele, mas dos que o apoiam sim, pois os conhecemos. Meus irmãos, não se trata de pensar diferente, de ter planos de ação alternativos para o progresso de nossa Grande Loja, mas pensam na perpetuação no poder a qualquer custo inclusive maculando a honra de irmãos.
Afora isso, vem o ato que exonera delegados distritais, de uma forma que ofende a todos os irmãos da baixada, visto que os irmãos apeados bruscamente sempre foram corretos, sempre agiram com a maior lisura para com o Grão-Mestre e seu Delegado Regional; inclusive quando a GLESP se transferiu para Santos, esses irmãos não mediram esforços para o sucesso daquela Assembléia. (Cito: IR. Walmir Pacheco, Ir. Adelino, dentre outros).
Exonerar e nomear são da rotina do GM, mas nem agradecer pelos bons serviços prestados, nem verificar se são bem quistos ou não nos seus distritos, simplesmente descartando. Que critério são esses?... apenas o critério de alcançar o poder, usando a máquina para se promover através dos novos contemplados, que também, diga-se, nada temos contra, a não ser que estão servindo aos propósitos do GM de plantão.
Será que os Grãos-Mestres quando eleitos e reeleitos não têm em mente o melhor para a comunidade maçônica?... e que após terem feito o seu melhor é hora de sair e deixar para que venham outros com novas idéias, novos projetos? Três anos são suficientes, a menos que queiram desmontar o tudo já feito, como seus anteriores fossem todos incompetentes. Já se conviveu na GLESP com correntes diferentes, mas hoje o intuito é o aparelhamento aos moldes da política de estado totalitária de interesses mesquinhos.
Os que hoje estão com os fitões, estão legalmente e serão respeitados, porém reconhecimento de seus pares é que são elas. Todos nos conhecemos e sabemos quem é quem. Sabemos dos merecimentos e sabemos dos que se meteram em conchavos na esperança das promessas. Os que saíram tiveram critérios de merecimento para suas escolhas, fizeram excelente trabalho, gozam do maior prestígio entre nós, quiçá os novos delegados consigam nesses poucos quase 90 dias, mudar os rumos dos acontecimentos, tendo mandato profícuo em tempo tão curto. Pergunto: vale a pena passar por isso? Sucesso aos novos, que desfrutem da felicidade efêmera de seus mandatos e mesmo que vencedores nas eleições carregarão o estigma a que se submeteram.
Pensar diferente é lícito e muito saudável, mas a politicagem é vista e sentida, inclusive pelo seu odor. Lealdade meus irmãos, lealdade para com todos e não para o patrão do dia. 

IIRR. Helio Rubens Meucci, Celso Loredo Vieira da Fonseca, Luiz Bittencourt, Walmir Pacheco, Tito Freire de Carvalho e Adelino de Almeida Pereira, recebam a nossa solidariedade e nossos respeitos pelos dignos e excelentes trabalhos, nós nos orgulhamos de vocês!"

Ir. José Antonio Esteca
Ex-presidente da UNIVEN

UNIVEN - União dos Veneráveis Mestres, é uma organização formal que congrega todos os mestres instalados das Lojas da GLESP na baixada santista; sua abrangência engloba os municípios paulistas do litoral  norte ao litoral sul

Eleições GLESP 2013


BACALHAU NA GLESP 2013


Renovação, Experiência e Conhecimento
G.'.M.'. Antonio Carlos de Souza
G.'.M.'.Adj.'. João Castro Junior


PROGRAMA DE GOVERNO

Constituição
· Reforma imediata
· Regulamentação do uso de paramentos e joias
· Delegados Regionais: eleitos pelas Lojas da Região
· Delegados Distritais: eleitos pelas Lojas do Distrito
· Delegados da Grande Loja e não do Grão-Mestre
· Supressão de Cargos desnecessários
· Mudança na Composição do Conselho do Grão-Mestrado
· Mudança na Legislação Eleitoral
· Mudança na Concessão de Títulos Honoríficos
· Acabar com a Reeleição
· Regulamentação dos cargos remunerados
· Rigor na criação de novas Lojas

Administração
· Descentralização
· Criação de Escritórios Regionais
· Criação de Templos Regionais
· Implantar Ouvidoria
· Processo rigoroso na admissão de profanos
· Participação, Conscientização e Aprimoramento dos Obreiros do Quadro
· Revisão dos Rituais
· Implantação de Rituais de novos Ritos adotados

Hospitalaria
· Plantão permanente
· Convênios com Entidades Assistenciais, Hospitais, Creches, Casas de Repouso
· Convênios hospitalares
· Convênios médicos e odontológicos
· Ranço de dados para S.O.S.
· Plano de Saúde Corporativo
· Farmácia

Paramaçônicas
· Incentivo e apoio total e permanente
· Estrela do Oriente
· De Molay
· Meninas do Arco-íris
· Filhas de Jó
· Escoteiros
· Lowtons
· Clube de Acácia

Patrimônio
· Conservação do Palácio Maçônico
· Novas obras no Palácio Maçônico
· Reassumir o Lar da Criança Feliz
· Transparência na viabilidade do Lar do Idoso
· Utilização e viabilidade do Prédio do Viaduto Pedroso
· Viabilidade técnica e econômica do Prédio à frente do Palácio Maçônico
· Terrenos em Cananéia
· Terrenos no Jabaquara
· Implantar Colônia de Férias

Seguridade Social
· Regulamentar/regularizar o Pecúlio Maçônico
· Implantar o Pecúlio de Cunhadas
· Auxilio funeral
· Cultura
· Publicação de livros maçônicos
· Revigorar o "Selo GLESP"
· Extinguir a Revista Grande Loja em Destaque
· Reformular a Revista "A Verdade"
· Incentivar Revistas das Lojas
· Incentivar todos os eventos culturais: palestras, seminários, conferências e debates
· Promover cursos para os Graus Simbólicos
· Promover cursos preparatórios para Veneráveis e Oficiais de Loja
· Reativar a Oficina de Pesquisas São Paulo
· Publicar o Boletim do Venerável Colégio

Informática
· Disponibilizar de forma eletrônica toda a parte documental e de formulários
· Informatizar todos os Templos da Jurisdição
· Informatizar a Biblioteca Maçônica do Palácio, digitalização de livros para consultas
por meio eletrônico
· Informatizar o Poder Judiciário
· Interligar as Lojas utilizando a internet
· Realização de Palestras e videoconferências
· Gestão Orçamentária
· Plano de contas moderno e transparente
· Acesso diário das Lojas á movimentação financeira

Contatos
. Site 1: www.bacalhaunaglesp2013.blogspot.com.br 
. E-mail: bacalhaunaglesp2013@gmail.com.br 

· Site 2: www.reconex.net.br

· E-mail: contato@reconex.net.br


Sobre o programa
· As propostas não são definitivas: todos os Irmãos podem aperfeiçoa-las, sendo assim uma Plataforma de Governo de Todos Nós!

Citação
“Só o bem neste mundo é durável, e o bem, politicamente, é todo justiça e liberdade, formas soberanas da autoridade e do direito, da inteligência e do progresso.”
 Ir.'. Rui Barbosa

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

G.'. M.'. Adj.'. João Castro Júnior


· Empresário, Engenheiro de Produção, 50 anos

Perfil na Ordem

· Membro da A.R.S.L. São João da Escócia, 40
· Grande Inspetor Geral da Ordem
· Ex-Presidente do Consistório de Príncipes do Real Segredo “José Fernandes Campos”
· Membro do Conselho do Grão-mestrado Adm 2008-2010
· Grande 2° Vigilante GLESP Adm 2010-2013
· Maçom Emérito

G.'. M.'. Antonio Carlos de Souza


Funcionário Público Municipal Aposentado pela Prefeitura Municipal de Cubatão, onde exerceu os seguintes cargos:
· Chefe de Serviço da Fiscalização Tributária;
· Coordenador de Fiscalização Tributária;
· Diretor de Departamento da Receita;
· Presidente do Conselho Tributário Municipal - CONTRIM ( Conselho do Consumidor);
· Superintendente da Caixa de Previdência dos Servidores do Município de Cubatão; Admitido em 28/02/1973; Aposentado em 01/02/2010.



Perfil na Ordem

· Grão-Mestre Adjunto, Gestão 2010/2013
· Presidente da Beneficência Maçônica
· Presidente do Venerável Colégio
· Delegado Regional da 8ª Região Maçônica da GLESP, Gestão 2008/2010
· Membro da Comissão de Finanças da GLESP
· Presidente da Coligação das Lojas Maçônicas da Baixada Santista
· Grande Inspetor Geral da Ordem, Grau 33º;
· Presidente do Conselho de Cavaleiros Kadosch Jerusalém Celeste, Gestão 2001/2003;
· Presidente do Consistório de Príncipes do Real Segredo Comendador Montezuma, Gestão 2005/2007;
· Tesoureiro da Grande Inspetoria Litúrgica da 5ª Região do Estado de São Paulo no período de 2004 a 2007;
· Delegado Litúrgico para a 1ª Delegacia Litúrgica da 5ª Região do Estado de São Paulo a partir de 2007 até a presente data;
· Porta Espada Adjunto do Sacro Colégio e/ou Supremo Conselho do Grau 33º do REAA para a Republica Federativa do Brasil;
· Supremo Grande Capitulo dos Maçons da Ordem do Santo Real Arco de Jerusalém do Estado de São Paulo, onde exerce o cargo de Segundo Grande Principal, pertencendo ao quadro do Capitulo XV de Novembro nº 16 onde é Passado Zorobabel;
· Grande Priorado Soberano do Brasil das Ordens Maçônicas do Templo, onde exerce atualmente o cargo de Preceptor na Preceptoria Peregrinos nº 10;
· Sereníssima Loja de Mestre Maçons da Marca, onde é Venerável Mestre Passado da Loja de Marca Acácia de Santos nº 05;
· Grande Colégio dos Cavaleiros Sacerdotes do Sagrado Arco Real ou Ordem da Sagrada Sabedoria, subordinada ao Conselho Geral de York, (KTP), exercendo o cargo de 3º Pilar no KTP Tabernáculo Peregrinos, nº 232.